Os condutores e veículos de São Luís estão sendo monitorados nas principais avenidas por cerca de 100 agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte, que estão utilizando as câmeras recém-instaladas. A informações é do jornalista Gilberto Leda, que obteve as informações por fontes internas da Prefeitura. As multas em veículos com atraso no pagamento do licenciamento estão sendo feitas dessa forma, não é automático, mas sim, sem abordagem em blitz.
As multas estão sendo aplicadas não por radares, mas sim pelas câmeras de videomonitoramento que buscam aplicar outras infrações como uso do celular ao volante, trajeto por trechos proibidos, desobediência da sinalização horizontal e vertical, assim como atraso no pagamento do licenciamento.
Com diversos veículos multados pela SMTT, muitos motoristas foram surpreendidos ao tentar pagar o IPVA 2024 e descobrirem que não podem fazer por contas infrações aplicadas.
De acordo com informações divulgadas pelo jornalista Gilberto Leda são 84 câmeras espalhadas pela cidade. Numa sala de controle, agentes têm acesso aos equipamentos e checam placas em tempo real, emitindo, de dentro desse “bunker“, os autos de infração por falta de licenciamento e outras condutas vedadas.
O procedimento está sendo adotado, pois atualmente é permitido pois já não há mais a exigência de que o veículo sem licenciamento seja removido para um pátio até o pagamento do débito.
Se facilita o trabalho dos agentes, o sistema também pode causar confusões, como o caso de um motorista que recebeu duas multas por falta de licenciamento no mesmo dia, num espaço de menos de uma hora, na região central da capital maranhense.