A presidente do Conselho Regional de Nutricionista da 11ª Região (CRN-11), Glaucia Posso, falou sobre a regularização da profissão e a qualidade do serviço, em entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), nesta sexta-feira (9), em conversa com o jornalista e apresentador Ronald Segundo.
Glaucia Posso explicou que a jurisdição do CRN-11 é formada pelos estados do Ceará, Maranhão e Piauí. Segundo ela, as ações de fiscalização do Regional são pautadas na Política Nacional de Fiscalização do Sistema CFN/CRN, com ênfase na orientação do exercício da profissão, visando à qualidade do desempenho profissional e o adequado funcionamento dos serviços de alimentação e nutrição.
De acordo com a presidente, o Maranhão possui representantes na diretoria CRN-11 e estão afinados com a disposição do Regional que vem apresentando notícia crime contra exercício ilegal da profissão.
“Só é nutricionista quem possui registro no Conselho e assim poderá exercer a profissão. Sem registro, é apenas bacharel em Nutrição. Se exercer, é exercício ilegal de profissão e estamos atuando no sentido de registrar notícia crime contra quem esteja irregular. Só assim vamos valorizar nossa profissão”, explicou.
A presidente do órgão disse que o Conselho foi criado pela Resolução do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) n° 624/2021 com a finalidade de orientar, fiscalizar e disciplinar o exercício profissional.
“O órgão de classe tem como missão contribuir para a melhoria da saúde da população, por meio da assistência alimentar e nutricional exercida por profissionais capacitados e habilitados, obedecendo os preceitos éticos que regem a profissão”, assegurou.