Search

Amoêdo declara voto em Lula

amoedo-lula-1024x594

Ex-candidato à Presidência e fundador do Novo disse que Bolsonaro apresenta ‘um risco substancialmente maior’

O ex-candidato à Presidência João Amoêdo, fundador do Novo, declarou voto no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições de 2022. Em 2018, o político havia apoiado Jair Bolsonaro (PL).

“Os fatos, a história recente e o resultado do primeiro turno, que fortaleceram a base de apoio de Bolsonaro, me levam à conclusão de que o atual presidente apresenta um risco substancialmente maior”, disse Amoêdo, em entrevista à Folha de S.Paulo. Entre os supostos riscos que o fizeram desistir de anular o voto, o fundador do Novo menciona uma recente declaração do chefe do Executivo sobre alterar a composição do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Bolsonaro confirmou ser não apenas um péssimo gestor, como já prevíamos, mas também uma pessoa sem compaixão com o próximo”, justificou Amoêdo. “Ele é incapaz de dialogar, de assumir suas responsabilidades e não tem compromisso com a verdade. É um governante autocrático, que se coloca acima das instituições.”

Em relação ao PT, Amoêdo diz que mantém as mesmas críticas e restrições. “Como esquecer o Mensalão, o Petrolão, a recessão de 2015 e 2016, as pedaladas fiscais, o apoio a ditaduras?”, perguntou. “Discordo integralmente das ideias e dos métodos.” E concluiu: “Nem Lula nem Bolsonaro merecem meu voto. Serei oposição a qualquer um dos dois”.