Search

Assembleia presta homenagem póstuma ao médico Roland Montenegro Costa

Sessão solene foi proposta pelo deputado Júlio Mendonça e conduzida pela presidente da Alema, deputada Iracema Vale, com a presença de parlamentares, familiares e amigos do homenageado.

A Assembleia Legislativa do Maranhão prestou homenagem póstuma, nesta sexta-feira (15), ao médico maranhense Roland Montenegro Costa (in memoriam), com a entrega da Medalha do Mérito Legislativo “Manuel Beckman” à família dele.

A sessão solene foi proposta pelo deputado Júlio Mendonça (PCdoB) e conduzida pela presidente da Alema, deputada Iracema Vale (PSB), com a presença de parlamentares, familiares e amigos do homenageado.

Roland Montenegro Costa nasceu no município de Viana, na Baixada Maranhense. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Maranhão, em 1978, e fez residência médica em cirurgia geral no Hospital de Base do Distrito Federal, de 1979 a 1981.

Ele morreu aos 70 anos em um acidente aéreo, em Barcelos, no Amazonas, em setembro deste ano. Com um reconhecido legado na Medicina, Roland Montenegro Costa era referência em cirurgia do aparelho digestivo e considerado pioneiro dos transplantes na capital federal.

“Hoje, nos reunimos para prestar uma justa e merecida homenagem ao saudoso Dr. Roland Montenegro Costa, uma referência no Brasil e no mundo no exercício da Medicina, mas, principalmente, por ter sido um ser humano exemplar. É com muita honra que vim presidir essa sessão”, afirmou Iracema Vale. 

O deputado Júlio Mendonça relembrou a trajetória do homenageado, o legado que ele deixou e a relação de amizade com Roland Montenegro Costa. “O objetivo maior da homenagem é dar luz ao trabalho dele, uma vez que foi um dos maiores cirurgiões que esse país já teve. Roland era um grande médico e uma pessoa muito humilde. Sempre buscou colocar a medicina a serviço, de fato, da sociedade”, assinalou.

Agradecimento 

Laércio Costa, irmão do homenageado, afirmou que Roland Montenegro Costa era muito querido e admirado por todos. “Ele era muito admirado por seus colegas e pacientes também. Foi muito humanista e deixou uma saudade muito grande e forte”, declarou.

Emocionada, a mãe de Roland Montenegro Costa, Maria Costa, agradeceu a homenagem póstuma do Parlamento Estadual ao legado do seu filho. “Com o coração repleto de emoções, agradeço à presidente Iracema e demais deputados, em especial ao deputado Júlio Mendonça, autor da honraria, pelo reconhecimento póstumo à sua dedicação incansável em salvar vidas, aliviar sofrimentos e deixar como legado uma contribuição incomensurável à Medicina”, disse.

Também estavam presentes o deputado estadual Roberto Costa (MDB), o deputado federal Aluísio Mendes (Republicanos), a promotora de Justiça Fátima Travassos, e outras autoridades.