Search

‘Café com Notícias’ aborda aumento dos casos de síndromes gripais no Maranhão

Conversa foi com a assessora técnica da assessora técnica da Secretaria Adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde/SES, Mayrlan Avelar.

O programa ‘Café com Notícias’, da TV Assembleia, nesta sexta-feira (15), falou sobre o aumento dos casos de Covid-19 registrados nas últimas semanas no estado. Para falar sobre o assunto, a jornalista Elda Borges conversou com a assessora técnica da Secretaria Adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde/SES, Mayrlan Avelar.

“Nós vamos entrar agora no período sazonal, onde temos um aumento das síndromes gripais e essas síndromes incluem também a Covid, que já é uma doença de notificação compulsória. E isso que está acontecendo agora já estava dentro do que a gente esperava e, nesse momento, a gente tem que tentar as ações de vigilância, que são manter a testagem e o monitoramento dos territórios”, observou Mayrlan Avelar.

A assessora técnica observou que, até o momento, não foi detectada a nova sub-variante no estado, mas o monitoramento está sendo mantido. Mayrlan Avelar alertou a população para que, em caso de sintomas gripais, a pessoa deve fazer uso da máscara por 10 dias e, caso sinta a necessidade de procurar atendimento no sistema de saúde, o uso da máscara deve ser mantido e, no caso de diagnóstico da doença, fazer o isolamento por sete dias.

Segundo a assessora técnica, crianças e idosos têm sido os mais acometidos pelas síndromes gripais. Atualmente, apenas 10,64 % da população estão vacinados, assim mais de 80% da população imunizável ainda não tomaram nenhuma dose. Mayrlan Avelar reforçou que a vacina bivalente segue à disposição da população nos postos de saúde.

“As vacinas estão à disposição, inclusive, neste final de semana faremos uma ação de vacinação em alguns shoppings. Se você estiver fazendo suas compras de Natal, de final de ano, aproveite para atualizar seu cartão de vacina”, ressaltou.

Sobre a cobertura vacinal contra a Covid-19, Mayrlan Avelar afirmou ainda ser muito baixa, com menos de 11% de vacinados em todo o estado. Ela reforçou ainda que, ao apresentar sintomas gripais, as crianças não devem ir para a escola ou ambientes de convívio com outros da mesma idade.

Mayrlan Avelar também fez um apelo aos profissionais de saúde para que mantenham seus cartões de vacina atualizados.

O programa ‘Café com Notícias’ é exibido de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).