Search

‘Diário da Manhã’ – Coordenadora fala sobre o Projeto Mesário Voluntário do TRE-MA

69d3bc74-7485-4a95-9db2-ef1d5af772b7.jpeg

 Agência Assembleia / Foto: Biaman Prado

A coordenadora do Projeto Mesário Voluntário do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), Mariana Herculano, falou em entrevista ao ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), desta sexta-feira (09), sobre os objetivos do Projeto Mesário Voluntário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), executado por meio do TRE-MA.

“O TRE fez campanha massiva em 2023 e intensificou, neste ano, sobre a importância do projeto ‘Mesário Voluntário’. O nosso objetivo é desmitificar o papel de mesário com essa campanha. Além dos benefícios, como folga e desempate em concursos, entre outros, o projeto fortalece o processo democrático e a participação popular na realização das eleições”, disse.

No bate-papo com o radialista e apresentador Henrique Pereira, a gestora explicou que, apesar de haver terminado, nesta quarta-feira (7), o prazo para a Justiça Eleitoral nomear todos os mesários convocados para trabalhar nas eleições municipais de 2024, que ocorrem em 6 de outubro, com eventual segundo turno em 27 de outubro, mas quem quiser ser mesário voluntário ainda pode manifestar o interesse.

“Para saber se foi convocado para trabalhar, o eleitor que se inscreveu como voluntário deve buscar o edital publicado no Diário de Justiça Eletrônico do Tribunal Regional Eleitoral  de seu estado ou entrar em contato com o cartório eleitoral onde possui registro. Todos os contatos podem ser encontrados no portal do TSE”, explicou.

Ela ressaltou também que só pode ser mesário quem for eleitor maior de 18 anos, em situação regular com a Justiça Eleitoral, e detalhou os principais benefícios: critério de desempate em Concurso Público Nacional Unificado 2024 e Tribunal de Justiça do Maranhão 2024; dispensa do serviço pelo dobro dos dias prestados à Justiça Eleitoral; e isenção de taxa de inscrição em concurso público estadual e do município de São Luís.