Ela revelou que, desta vez, o programa beneficiará, também, jovens da Grande Ilha, para a qual estão sendo disponibilizadas 2 mil vagas.
Em entrevista à Rádio Assembleia (96,9 FM), no programa ‘Pautas Femininas’, nesta segunda-feira (17), a secretária de Estado Extraordinária da Juventude, Tatiana Pereira, falou sobre as ações da pasta e destacou o lançamento do edital do programa Cartão Transporte Universitário, referente ao segundo semestre deste ano. O programa auxilia no custeio do deslocamento de estudantes e reduz os índices de evasão acadêmica.
“O benefício é constituído de um crédito de R$ 800,00 no cartão, pago em parcela única para utilização do aluno em seu deslocamento”, explicou a secretária, informando que o edital será disponibilizado no mês de agosto e que serão 5 mil vagas para todo o Maranhão.
Ela revelou que, desta vez, o programa beneficiará, também, jovens da Grande Ilha, para a qual estão sendo disponibilizadas 2 mil vagas, distribuídas entre os municípios de Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar. Na conversa com as jornalistas Josélia Fonseca e Régina Santana, a secretária falou, também, sobre os critérios para se inscrever no programa.
“Podem solicitar o Cartão Transporte estudantes universitários que estejam em curso presencial e alunos do Institutos de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) unidades plenas. O aluno tem que residir no estado e estudar em uma cidade diferente da qual ele mora”, detalhou.
O estudante, conforme a secretária, deve apresentar comprovante de matrícula atualizado. No ato da inscrição, os alunos devem apresentar foto, carteira de identidade e CPF, seis comprovantes de residência dos últimos seis meses e seguir as demais normas que constam no Edital, de acordo com a secretária.
‘Juventude Itinerante’
Tatiana Pereira também abordou o programa ‘Juventude Itinerante’ durante a entrevista. Ela explicou que o programa disponibiliza vários serviços em parceria com diversos órgãos em diferentes bairros de São Luís. A iniciativa, além de facilitar a emissão de Carteira de Trabalho, faz o encaminhamento dos jovens ao mercado de trabalho. “Nesta terça-feira, nós levaremos as ações desse programa ao bairro Coroado e, em seguida, ao Bairro de Fátima”, finalizou.