O segundo dia de carnaval de São Luís foi marcado pelo antagonismo de grande concentração de pessoas na Avenida Litorânea e o baixo público presente na região do Centro da capital. Enquanto que uma multidão acompanhou os shows de Eric Land e Matheus e Kauan, a chuva e a fraca programação afastaram as pessoas da Cidade do Carnaval. Dito isso, o placar da disputa de quem faz a melhor festa fica 2 a 0 para o governador Carlos Brandão.
Se por um lado, a Avenida Litorânea estava tomada de pessoas desde o inicio da tarde à espera dos shows de Eric Land e Matheus e Kauan, não se pode dizer o mesmo da Cidade do Carnaval. A Prefeitura de São Luís mostrou sua falta de organização ao divulgar a programação quase às 14h do sábado, e várias foram as críticas nas redes sociais.
O atraso na divulgação da programação da Cidade do Carnaval, não foi o único motivo de crítica, mas também a falta de atrações de peso. O fato expôs que quem reclama da falta de apresentações de “cultura da terra”, só fica de mimimi em redes sociais e se torna incapaz de prestigiar.
O baixo público trouxe tanto impacto, que a Prefeitura de São Luís “abriu mão” pela primeira vez da transmissão ao vivo do carnaval no Youtube. E logo em seguida outro fato foi percebido, a exclusão da transmissão dos shows de sexta-feira, após uma apresentação “sem pudores” da cantora Manu Bahtidão, o que levou a uma série de críticas.
Outra reclamação feita à Prefeitura de São Luís foi a não divulgação do show do grupo baiano “Oz Bambaz” na sexta, o que evidenciou a desorganização e trapalhadas do poder público municipal.
Mas o baixo público não foi apenas na Cidade do Carnaval, mas na Madre Deus de responsabilidade também da Prefeitura de São Luís e no circuito Beira Mar, organizado pelo Governo do Maranhão.
Brandão de forma correta abriu espaço para o público infantil com a apresentação do Mundo Bita e vários pais levaram a criançada para aproveitar. No entanto, o público é sempre mais reduzido e não faz aquele efeito que os agentes públicos gostam de mostrar: uma multidão. Nem o cantor Tierry foi suficiente para aumentar esse público, afinal uma chuva torrencial “desabou” na cidade.
O sábado gordo de Carnaval serviu para evidenciar que a folia não atraiu tantos turistas, afinal apenas um espaço público foi preenchido com um grande quantitativo de pessoas. Os hotéis não estão lotados e até oferecendo pacotes para quem mora na cidade para descansar ou recarregar as energias da festa.
Em compensação, muitos ludovicenses que antes viajavam para curtir Salvador, Recife/Olinda e Rio de Janeiro, ficaram na capital. Por outro lado, os municípios maranhenses que recebiam as pessoas que residem em São Luís, agora reclamam da ausência dos que iam para o interior, brincar.
Sucesso de público no carnaval do SESI
Se por um lado, o carnaval de rua está ganhando força com as programações do Governo e Prefeitura, a tradicional festa de clube foi resgatada pelo SESI. Na noite de sábado, 10 de fevereiro, os salões do clube recreativo ficaram lotados com atrações locais. Máquina de Descascar´alho, Serrinha, Jegue Folia e Bicho Terra animaram os foliões. No período da tarde, relembrando as vesperais do Lítero, Jaguarema, Cassino e outros, houve a apresentação da banda Unidunitê que animou a criançada.