O governador Carlos Brandão (PSB), divulgou nesta quinta-feira, 29 de junho, que foi conhecer em Pirenópolis, os passeios de balões de ar quente que ocorrem na cidade. A ideia é trazer a atração turística para o Maranhão.
De acordo com Brandão, a ideia é implantar a atração turística nos Lençóis Maranhenses ou na Chapada das Mesas.
Para ocorrer a implantação dos voos de balão é preciso ter boas condições climáticas e nas duas regiões, coincidentemente, os meses de julho e agosto são os mais propícios.
No Brasil, a cidade paulista de Boituva é conhecida como a Capadócia Caipira por ser o local com o maior número de voos de balão, fazendo uma referência a cidade turca, mundialmente conhecida pela prática.
Caso venha ocorrer a atração no Maranhão, os balões precisam de condições frescas e estáveis. E o período de amanhecer e de anoitecer são os que mais satisfazem estas condições. A ascensão da corrente de ar quente começa mais ou menos 2h depois do nascer do sol, quando o sol aquece a terra. Depois a estrutura do ar se torna instável. Esta ascensão de ar quente começa a descer aproximadamente 2h antes do por do sol.