A deputada estadual licenciada e secretária de Estado da Mulher, Abigail Cunha, fez um balanço positivo sobre o enfrentamento ao feminicídio, sobre as ações do Outubro Rosa e da Caravana Maranhão Todos por Elas, em entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), nesta terça-feira (7).
Na conversa com o apresentador e jornalista Ronald Segundo, a secretária destacou os principais projetos do órgão e falou sobre novas iniciativas.
“Nossa secretaria tem vários eixos de políticas públicas voltadas para as mulheres, dentre eles o combate à violência doméstica, montando uma rede de proteção com o uso da Patrulha Maria da Penha”, ressaltou.
De acordo com a secretária, para o próximo ano, está em fase de estudo a realização da Caravana da Mulher Empreendedora Maranhense em todos os 217 município do Estado, para incentivar as mulheres a empreender.
Abigail Cunha fez um enfoque especial sobre a abertura da Carreta da Mulher Indígena, lançada pelo Governo do Maranhão, por meio da Semu, através da Carreta da Mulher Maranhense, com a participação de mulheres de 150 aldeias indígenas do estado.
A iniciativa objetiva oferecer serviços de saúde e promover a garantia de direitos, tendo como parceiros o Distrito Sanitário Especial Indígena do Maranhão (Dsei-MA) e a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh). De acordo com a secretária, foi realizada em duas etapas: na Aldeia Castanhal, localizada na BR-226 (entre os municípios de Barra do Corda e Grajaú) e, também, na sede do município de Barra do Corda, de 23 a 26 de outubro.