Search

‘Saúde e Bem-Estar’ trata sobre riscos da automedicação e atribuições do farmacêutico

Imagem-do-WhatsApp-de-2024-10-16-as-11.17.50_c24f6964.jpg

 Agência Assembleia/ Foto: Biaman Prado

Assista à entrevista na íntegra

O programa ‘Saúde e Bem-Estar’ desta quarta-feira (16), na Rádio Assembleia, recebeu o farmacêutico Webysten Ronny, que integra a equipe do Setor de Saúde da Assembleia Legislativa. Os riscos da automedicação, as ações da Campanha Outubro Rosa desenvolvidas na Alema e as atribuições do farmacêutico foram assuntos abordados.

Webysten Ronny começou ressaltando a Campanha Outubro Rosa na Alema, e destacou que a novidade deste ano é a arrecadação de lençóis brancos para serem doados às mulheres em tratamento no Hospital Aldenora Bello e no Hospital do Câncer do Maranhão. “Durante o tratamento com radioterapia, os lençóis não podem ser reutilizados, devido à radiação. Por conta disso, essa doação é muito importante,” afirmou.

Sobre as atribuições do farmacêutico, o especialista informou que o profissional pode atuar, em diversas áreas, como, por exemplo, em indústrias farmacêuticas, e também em clínicas e hospitais. “É muito importante, pois quando o paciente está em tratamento, deve ser acompanhado do ponto de vista farmacológico”, observou sobre a presença do profissional nas unidades de saúde.

Ao ser perguntado sobre os riscos de tomar remédios sem prescrição médica, Webysten Ronny alertou: “A automedicação agrava a saúde porque agride órgãos vitais, e o mais grave, coloca em perigo a vida do paciente. Por isso, a prescrição de remédios sempre deve ser feita por um farmacêutico ou por um médico”, enfatizou.

O programa Saúde de Bem-Estar é apresentado pelas radialistas Marina Sousa e Lêda Lima, e vai ao ar todas as quartas-feiras, na Rádio Assembleia (96.9 FM), e pelo canal do Youtube da emissora.