Search

Programa ‘Contraplano’ discute iniciativas de combate à fome no Brasil

Imagem-do-WhatsApp-de-2024-12-13-as-20.52.30_50d8caec-scaled.jpg

 Agência Assembleia

Assista ao programa na íntegra

O programa ‘Contraplano’ discutiu iniciativas contra a fome na edição desta terça-feira (17), na TV Assembleia. Os convidados foram o secretário de Estado de Monitoramento de Ações Governamentais, Alberto Bastos; a coordenadora do programa Sesc Mesa Brasil no Maranhão, Roberta Rodrigues Ribeiro; e o gestor Administrativo e Social da Legião da Boa Vontade (LBV) no Maranhão Jeorlan Fróz.

“A fome é a privação do alimento, que é o essencial para o ser humano continuar vivo. Então, as pessoas que enfrentam essa fome têm inúmeras dificuldades na sua sobrevivência”, resumiu Jeorlan Fróz.

“A fome é quando falta a maior dignidade para o ser humano, que é quando lhe falta o que é básico, que é o alimento. Então, a fome ela tem várias nuances e ela atinge alguns segmentos da população de forma específica, como é o caso das crianças de zero a 4 anos, dos idosos”, alertou Roberta Rodrigues Ribeiro, da equipe do Serviço Social do Comércio (Sesc).

Defensor público de carreira desde 2010, o secretário Alberto Bastos ressaltou o convívio com as angústias da população, sobretudo, a mais vulnerável. “Realmente, são essas que não têm, às vezes, o alimento do dia a dia. Isso, além de impactar, é algo que emerge para todos os organismos, seja público, privado ou entidades assistenciais, uma ação conjunta e concreta para que a gente possa garantir o mínimo existencial”, disse.

Ações do governo

O secretário Alberto Bastos destacou ações que vêm sendo implementadas pelo governo do Estado com o objetivo de acabar com a fome.

“Por essa razão, o governo do Estado tem envidado esforços concretos de combate à fome. Posso citar que a maior rede de Restaurantes Populares da América Latina está aqui no Maranhão. O governador Carlos Brandão (PSB) fez. Nós temos, hoje, mais de 180 Restaurantes Populares espalhados na maioria das cidades, e vamos levar os 217 municípios”, afirmou.

Jeorlan Fróz destacou as iniciativas da LBV com esse mesmo objetivo. “A LBV começa a trabalhar essa questão da fome desde 1940, com a tradicional sopa, que levava a sopa para as pessoas que moravam em ruas. Com o tempo, foi aprimorando. Com o atual presidente se tornou esse serviço. Ele foi aprimorado, de acordo com a política nacional de assistência social e, hoje, temos os nossos serviços voltados para esse fortalecimento, para erradicar essa fome”, observou.

Neste mês, a ação é específica: “No mês de dezembro, temos a tradicional Campanha do Natal, que visa levar alimentos para as pessoas terem um natal digno”, detalhou.

Mesa Brasil

Roberta Rodrigues Ribeiro ressaltou também o trabalho realizado pelo Sesc em todo o país. “O Sesc atua nessa questão da segurança alimentar e nutricional desde os seus primórdios, com os restaurantes, fornecendo uma refeição de alto valor nutritivo e qualidade para o trabalhador do comércio. Na década de 1990, o Sesc, de forma pioneira, lançou o primeiro Banco de Alimentos, que, ao longo dos anos, foi estendendo essa rede”, disse.

“Hoje, em todos os estados brasileiros tem o Banco de Alimentos do Mesa Brasil. Aqui no Maranhão, nós temos uma unidade em São Luís e uma em Caxias e atendemos em torno de 35.000 pessoas através do cadastro de entidades sociais”, assinalou Roberta Rodrigues Ribeiro.

O programa ‘Contraplano’ é apresentado pelo jornalista João Carvalho e vai ao ar todas as terças-feiras, às 15h, pela TV Assembleia (canal aberto digital.9.2; Max TV, canal 17; e Sky, canal 309).