Search

‘Mais Saúde’ destaca ações para prevenção de sarampo, rubéola e paralisia flácida

IMG-20241110-WA0037-scaled.jpg

 Agência Assembleia/ Foto: Biaman Prado

Assista ao programa na íntegra

No programa ‘Mais Saúde’ deste domingo (10), na TV Assembleia, a jornalista e apresentadora Milena Dutra, recebeu a enfermeira Rosany Leandra Carvalho dos Santos, técnica da Vigilância das Doenças Transmissíveis da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Ela falou sobre as ações de busca ativa de casos suspeitos de sarampo, rubéola e paralisia flácida.

De acordo com Rosany Santos, foi realizado um “Dia D”, na quarta-feira (6), no Hospital Geral da Vila Luizão, em São Luís, para dar visibilidade às ações que visam proteger a população maranhense.

Durante a entrevista, a enfermeira explicou que a SES, em parceria com o Ministério da Saúde, está intensificando as iniciativas de identificação de possíveis casos dessas doenças, com o propósito de controlar e reduzir sua incidência no estado. “A ação inclui tanto as unidades de saúde quanto locais da comunidade, como escolas, creches, ambientes de trabalho e outros pontos de grande circulação”, detalhou.

Segundo Rosany Santos, o esforço envolve duas fases: uma análise retrospectiva, de 6 de outubro a 6 de novembro, que examinará prontuários nas unidades de saúde; e uma etapa prospectiva, de 7 a 17 de novembro, para identificar novos casos.

“Essas etapas são cruciais para alcançar as pessoas que ainda não conseguiram acessar o sistema de saúde e fortalecer o monitoramento epidemiológico”, afirmou. Além disso, a coleta de dados e amostras clínicas se torna essencial para a análise e classificação dos casos, como destacou Rosany Santos.

“Identificar casos suspeitos é o primeiro passo para garantir que essas doenças não voltem a ser um problema de saúde pública. Nossa missão é proteger a população e reforçar a importância da imunização”, afirmou, reforçando o compromisso das equipes de saúde com a prevenção.

O programa ‘Mais Saúde’ vai ao ar todos os domingos, às 9h, pela TV Assembleia (canal 9.2, TV aberta; canal 309.2, Sky; e canal 17, Maxx TV).