Entrevista, no Dia Internacional do Orgulho Gay, é com a defensora pública em Defesa da Mulher e População LGBT, Lindevânia Martins.
No Dia Internacional do Orgulho Gay, celebrado nesta quarta-feira, 28 de junho, o programa ‘Café com Notícias’, da TV Assembleia, exibiu entrevista com a defensora pública em Defesa da Mulher e População LGBT, Lindevânia Martins. Ela falou sobre a luta e os avanços obtidos pelo segmento LGBTI+ nesses últimos anos e destacou a importância da data.
“É um dia de conscientização, para a gente estar repensando as práticas de uma sociedade preconceituosa contra a população LGBTI+. Também é um dia de sensibilização para a gente poder compreender a importância desse segmento e sua contribuição”, observou.
Lindevânia Martins reforçou que não há um consenso quanto ao uso adequado da sigla, mas que está sendo muito usado no final um sinal de mais (+) ou a palavra plus, significando que há mais identidades. “Cada letra representa um segmento, com suas especificidades e demandas”, disse.
A defensora pública enfatizou, ainda, que são muitos os avanços alcançados, mas que ainda há um caminho longo a ser trilhado. “A gente tem que abrir os olhos. Estamos em outro momento. Como podemos conviver numa sociedade quando a gente não respeita o outro?”, destacou.
Na visão da defensora pública, o tema é de interesse de todos. “Trata-se de a gente existir, junto com o outro, de modo digno e pacífico”, afirmou. Lindevânia Martins também reforçou a atuação da Defensoria Pública como espaço de denúncia, funcionando na Casa da Mulher Brasileira, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. “O atendimento é sigiloso, humanizado e com acolhimento”, assinalou.
O ‘Café com Notícias’ tem apresentação da jornalista Elda Borges e é exibido de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).