Agência Assembleia/ Foto: Wesley Ramos
Assista à entrevista na íntegra
Para falar sobre educação, tecnologia, literatura infantil e outros temas, a psicanalista, escritora e estudante de psicologia Cristiane Cabral foi a entrevistada do programa ‘Toda Mulher’, exibido nesta quarta-feira (14), pela TV Assembleia. Ela é idealizadora e diretora executiva da plataforma Renovar-se, uma startup maranhense voltada para a área da educação.
A plataforma trabalha com soluções integrais e inclusivas, com o uso de metodologias ativas, onde os estudantes são os protagonistas. Cristiane Cabral explicou que a ideia nasceu em 2017, a partir de vivências na comunidade escolar, na busca por instigar o modelo de educação atual para torná-lo mais criativo e saudável para os alunos, incentivando-os a serem protagonistas de seu aprendizado.
“O Renovar-se nasceu no chão da escola, tenho três filhos em idade escolar, e tem o contexto da tecnologia social, híbrida, que atua na educação básica. Então, começamos a pensar a tecnologia como meio, e não como fim. Sabemos que a tecnologia veio para ficar, mas precisamos refletir sobre a inteligência emocional das nossas crianças e adolescentes”, destacou Cristiane Cabral.
Para ela, o aluno deve ser protagonista do seu aprendizado, tendo o professor como mediador. “O estudante precisa exercitar sua cidadania ativa para que entenda sobre garantias de direitos, tanto para ele, quanto para o próximo”, afirmou Cristiane Cabaral, ressaltando que em sua plataforma, são trabalhados temas como empatia, resiliência, abordagem baseada em experiência e colaboração, entre outros.
Além de se dedicar à plataforma Renovar-se, Cristiane Cabral também escreve livros. São de sua autoria as publicações “Paty e Happy e as coisas do mundo”, que aborda as habilidades socioemocionais e traz reflexões sobre tecnologias intergeracionais e a revista em quadrinhos “Uma ilha dentro de mim”, sobre saúde mental. Ela também desenvolveu mais de 10 personagens voltados para a educação inclusiva.
O programa ‘Toda Mulher’ é apresentado pela jornalista Márcia Carvalho e exibido às quartas-feiras, sempre às 15h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).