Os deputados Rafael (PSB), Ricardo Arruda (MDB), Zé Inácio (PT), Dra Vivianne (PDT), Júnior Cascaria (Podemos), Leandro Bello (Podemos), Francisco Nagib (PSB) e Wellington do Curso (PSC) repercutiram, na sessão plenária desta terça-feira (20), a visita a São Luís do ministro da Educação, Camilo Santana, que, juntamente com o governador Carlos Brandão, realizou o lançamento do Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica.
O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Rafael, destacou que o ministro Camilo Santana, durante a solenidade realizada na segunda-feira (19), assegurou a retomada de 609 obras da educação paralisadas e inacabadas no Maranhão.
“Não poderia deixar de destacar o grande momento vivido por todos os maranhenses pela presença do ministro da Educação do governo Lula e da presidente do FNDE, que nos agraciaram com o lançamento do Pacto Nacional pela retomada das obras do FNDE. Sem dúvida, um momento muito importante”, ressaltou o deputado Rafael.
A deputada Dra Vivianne fez questão de parabenizar a iniciativa do Governo Federal e do Governo do Estado. “Governador Carlos Brandão tem buscado em Brasília programas federais essenciais para os nossos municípios e para o povo do Maranhão”, frisou.
O deputado Ricardo Arruda salientou que o Pacto Nacional pela retomada de obras inacabadas é “uma importante iniciativa que representa realmente um avanço significativo, porque demonstra o compromisso e o interesse do Governo Lula de ver efetivamente essas obras retomadas e concluídas”.
No mesmo tom, os deputados Júnior Cascaria, Francisco Nagib, Leandro Bello e Wellington do Curso (PSC) louvaram o lançamento no Maranhão do Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica, que prevê a conclusão de mais de 3.590 obras de infraestrutura escolar paralisadas ou inacabadas em todo o país, o que pode criar cerca de 450 mil vagas nas redes públicas de ensino no Brasil.
O deputado Zé Inácio assinalou que essas construções receberam recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FNDE), autarquia vinculada ao MEC.
Ele observou que, em menos de 30 dias, Camilo Santana é o décimo ministro que vem ao Maranhão. “É importante, mais uma vez destacar, que nada acontece por acaso. Este momento em que ocorre a vinda de vários ministros de diversas áreas, anunciando ações para o Maranhão, é porque nós temos um presidente da República comprometido com o nosso estado. Nesses últimos anos, o ex-presidente da República virou as costas para o Maranhão. Agora estamos vivenciando um novo momento, com essa parceria de ter ministros do Estado do governo do presidente Lula, vários cargos importantes sendo ocupados por maranhenses, além de que é muito boa esta relação do governador Brandão com o presidente Lula”, enfatizou Zé Inácio.