Segundo o parlamentar, não dá para entregar a um governo a capacidade de dizer o que é verdade e o que é mentira, pois os conceitos estão em modelação e modulação constantes
O deputado Yglésio Moysés (PSB) defendeu, na sessão plenária desta quinta-feira (11), mudanças no Projeto de Lei das Fake News, em tramitação na Câmara dos Deputados.
“Não é um projeto de censura total, mas dá ao Executivo o poder de regular o que é Fake News e o que não é. Não dá para entregar a um governo a capacidade de dizer o que é verdade e o que é mentira, pois os conceitos estão em modelação e modulação constantes”, argumentou Yglésio.
O parlamentar afirmou que defende que seja uma regulação para remover conteúdos impróprios, sobre os quais varas digitais especializadas decidiriam o que deve ser retirado das plataformas. “Mas não, porque o que se quer é criar um órgão executivo de regulação. Isso remonta à obra 1984, de George Orwell. A figura do grande irmão, do grande olho, daquele que tudo vê e controla tudo que pode ser dito”, salientou.
Hospital da Criança
Também em seu pronunciamento, o parlamentar sugeriu mudanças urgentes no Hospital da Criança. “A reforma está naquele limiar do feito com o mal feito. A gente questiona alguns aspectos da condução da obra. Basculantes com problemas, só um pouquinho de revestimento nos banheiros, o que já indica que isso vai causar infiltração. A situação está muito ruim. É preciso que se faça algo urgente para melhorar”, denunciou.
Ele também criticou declarações feitas pelo presidente Lula, as quais considerou preconceituosas, como as suas falas relacionadas às pessoas banguelas e com deficiência intelectual.