Search

‘Contraplano’ aborda prevenção e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis

WhatsApp-Image-2024-12-03-at-18.10.51.jpeg

 CLIQUE AQUI E ASSISTA AO PROGRAMA NA ÍNTEGRA

O ‘Dezembro Vermelho’, mês de conscientização sobre a prevenção e o tratamento do HIV e ISTs, foi o tema do programa ‘Contraplano’ exibido nesta terça-feira (3), pela TV Assembleia. Foram entrevistados o diretor do projeto Casa Acolher, Paulo Ribeiro, e o psicólogo Alexander Cruz.

Os convidados falaram, entre outras coisas, sobre dados relativos às infecções sexualmente transmissíveis. De acordo com Paulo Ribeiro, em 2023, mais de 2.600 pessoas foram infectadas. “Mas há ainda outras que não tiveram a coragem de fazer a testagem. Em 2024, antes de findar o ano, já há mais de 1.500 pessoas nessa situação. A prevenção é essencial o ano todo, não somente durante o ‘Dezembro Vermelho’”, disse.

O psicólogo Alexander Cruz falou sobre as responsabilidades das pessoas que se descobrem infectadas. “Algumas pessoas assumem para si a carga frente a exposição. Outras culpam outras pessoas e se colocam no papel de vítimas. E essas têm uma dificuldade ainda maior de começar a assimilar todo o processo”, disse ele, que falou, ainda, sobre as diversas reações emocionais dos pacientes.

Os convidados abordaram a questão do diagnóstico e do tratamento. “O diagnóstico, por exemplo, é feito pela testagem, que pode ser também por meio daqueles testes vendidos em farmácias. E há aqueles feitos em laboratórios, mais rápidos”, frisou Alexander Cruz.

Paulo Ribeiro falou, inclusive, de casos de falsos positivos, que também ocorrem. Ele frisou que o tratamento oferecido pelo SUS pode garantir uma vida útil até maior do que a uma pessoa com câncer ou diabetes. Alexander Cruz deu, ainda, dicas para familiares de pessoas infectadas, abordando a questão do suporte social.