Search

Pautas Femininas – Susan Lucena fala sobre aumento da violência contra a mulher em dezembro

WhatsApp-Image-2024-12-16-at-14.46.17-1-scaled.jpeg

 Agência Assembleia / Foto: Wesley Ramos

O programa ‘Pautas Femininas’, transmitido pela Rádio Assembleia (96,9 FM) nesta segunda-feira (16), conversou com a diretora da Casa da Mulher Brasileira no Maranhão, Susan Lucena, que falou sobre o aumento dos casos de violência doméstica no período das festas de fim de ano.

Em conversa com as apresentadoras Josélia Fonseca e Regina Santana, ela revelou os índices de violência contra a mulher tendem a crescer nesta época. “É devido a fatores como o consumo excessivo de álcool e o aumento das tensões familiares. Esse período é marcado por festividades e maior convivência entre os casais, o que, infelizmente, pode aumentar os casos”, frisou.

Segundo ela, as mulheres negras, especialmente as que vivem em periferias, estão entre as mais vulneráveis à violência. “Essas mulheres estão na base da pirâmide social, enfrentando as maiores negações de direitos. No entanto, isso não significa que mulheres de classes sociais mais altas ou de outras etnias estejam imunes. Todas, de maneira geral, estão expostas à violência”, afirmou.

A especialista também apontou a necessidade de ampliar o conhecimento sobre a Lei Maria da Penha. “Quase todos os brasileiros conhecem a existência da lei, mas apenas 20% sabem de fato o que ela assegura. Muitas mulheres sequer sabem que podem pedir medida protetiva on-line”, acrescentou.

Por fim, Susan Lucena destacou o aplicativo ‘Salve Maria Maranhão’, criado para prevenir casos de violência doméstica. “O aplicativo permite que as usuárias acionem a polícia de maneira rápida, oferecendo uma alternativa segura para denunciar ameaças e agressões. Não é necessário fornecer nenhuma outra informação além das que já foram dadas no cadastro”, esclareceu.