Search

Trabalho invisível de cuidar feito por mulheres é debatido no programa ‘Toda Mulher’

O trabalho invisível de cuidar executado pelas mulheres foi tratado pelo programa ‘Toda Mulher’, nesta quarta-feira (6), na TV Assembleia. A convidada foi a assistente social Brenda Soares, que falou sobre o assunto que ganhou destaque ao ser tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano.

“Eu costumo discutir a questão a partir de uma perspectiva histórica. A gente precisa entender, voltar um pouco na Linha do Tempo histórica para que a gente possa entender como que esse trabalho do cuidado foi historicamente condicionado às mulheres”, observou Brenda Soares, que é mestra e doutoranda em Políticas Públicas, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

E complementou: “A gente pode voltar um pouco para pensar esse momento de transição entre a Idade Média e a Idade Moderna, que é o fim do da sociedade feudal e início da sociedade capitalista, para a gente pensar, por exemplo, que já existia essa ação das mulheres, essas formas de dominação das mulheres através do sistema patriarcal, e o capitalismo se apropria disso para se consolidar enquanto sistema”.

Ainda no contexto histórico, Brenda Soares argumentou: “Para consolidar esse sistema, são criadas ideologias, que são essas ideias difundidas no seio da sociedade para que se trate como normal, se aceite essa dominação feminina”, observou citando a filosofia e o Mito do amor materno, segundo o qual a boa mãe é aquela que abdica da sua vida, da sua carreira, em prol dos filhos.

A assistente social citou pesquisa acadêmica que aponta que se o trabalho de cuidar fosse remunerado acrescentaria 10% ao Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.

Reflexos

No Brasil da atualidade, de acordo com Brenda Soares, todo esse contexto histórico se reflete na forma diminutiva como o trabalho doméstico é visto, inclusive o remunerado. “Embora ele seja muito importante, porque ele é que vai garantir que a produção fora do lar, o trabalho dito produtivo, aconteça”, declarou.

De acordo com a assistente social, a pandemia de Covid-19 asseverou o problema, com reflexos na saúde mental das mulheres. “É preciso também que o Estado através de políticas públicas que possam amenizar essa sobrecarga materna”, disse.

Brenda Soares destacou que está aberta a votação para a construção da primeira política pública sobre o trabalho do cuidado no Brasil. O acesso ao documento é por meio do site do Ministério das Mulheres.

As redes sociais, segundo ela, são aliadas do feminino na hora de expor o problema. “As mulheres começaram a ter coragem de publicar suas dores, seus sentimentos, e aí perceberam que não estão sozinhas”, assinalou.

Apresentado pela jornalista Márcia Carvalho, o programa ‘Toda Mulher’ é exibido às quartas-feiras, sempre às 15h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).