Um treinamento de evacuação de área, no prédio do Palácio Manuel Beckman, encerrou as atividades do Curso de Brigada de Incêndio, oferecido pelo Gabinete Militar da Assembleia em parceria com a Escola do Legislativo do Maranhão (Elema). A conclusão dos módulos aconteceu nesta segunda-feira (22).
Ao longo do curso foram repassados aos servidores da Casa conhecimentos sobre prevenção e combate a incêndio, noção básica de primeiros socorros e, por último, o treinamento de evacuação de área e socorro às vítimas.
A major Rosemary Azevedo, coordenadora da Divisão de Prevenção e Combate a Incêndio e Emergência da Assembleia, afirmou que o treinamento foi um sucesso e, agora, os servidores estão aptos para atuar nas mais diversas situações emergenciais.
“Nós estamos muito satisfeitos, pois os alunos colocaram em prática todo o conhecimento adquirido nas aulas teóricas. Colocamos cinco vítimas para que pudessem ver, na prática, como é socorrer alguém. Foi um treinamento realístico para que possam atuar de forma efetiva caso venha a ocorrer um dano, sinistro ou princípio de incêndio”, disse.
Avaliação
O deputado Wellington do Curso (PSC), que participou da simulação de evacuação, disse que o treinamento é importante para todos que fazem parte do dia a dia do Parlamento Estadual e parabenizou o Gabinete Militar da Casa pela iniciativa.
“Durante os últimos 15 dias, foram passadas as recomendações e as orientações a todos os setores e gabinetes da Assembleia, culminando nessa simulação de evacuação do prédio e, inclusive, o socorro daqueles que porventura tivessem sido vítimas de acidente ou queimaduras. Parabenizo o Gabinete Militar e à brigada de combate a incêndio da Casa pelos ensinamentos repassados”, assinalou.
Também presente ao treinamento, o deputado Glalbert Cutrim (PDT) elogiou a iniciativa. “É um momento importante, pois na maioria das vezes a gente não sabe, no sufoco, o que fazer ou para aonde ir. Parabéns a toda a equipe da Assembleia e à presidente Iracema por todo o cuidado e zelo com os servidores e com a Casa do Povo”, afirmou.