Search

Noções introdutórias sobre Justiça Restaurativa

arte_r_em_57_site_11_05_2023_12_28_01.jpg

 

Inscrições abertas para os públicos interno e externo até 24 de maio

A Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) está com inscrições abertas para o curso autoinstrucional de Noções Introdutórias sobre Justiça Restaurativa. A capacitação acontecerá na plataforma EAD ESMAM, por meio de parceria entre o Núcleo de Justiça Restaurativa (NEJUR-TJMA) e a Escola Judicial Des. Edésio Fernandes (TJMG). Podem se inscrever integrantes do quadro de pessoal do Judiciário maranhense, além do público externo.  

O curso tem como objetivo fomentar o conhecimento de técnicas de Justiça Restaurativa, possibilitando a utilização de métodos e a aplicação de conceitos acerca de situações de conflitos envolvendo jovens e adolescentes.

As inscrições para o público interno do TJMA podem ser feitas no Sistema Tutor, até 24 de maio. Também podem se inscrever, por meio de formulário eletrônico (veja abaixo), servidores(as) públicos(as), professores(as), acadêmicos(as), estagiários(as) e outros profissionais das áreas afins. 

AUTOINSTRUCIONAL

Na modalidade autoinstrucional, o estudante, por meio da Internet acessa o ambiente virtual do curso e realiza seu próprio percurso de aprendizagem, sem a orientação de tutores. A proposta pedagógica combina procedimentos didáticos e utilização de recursos técnicos próprios da Educação a Distância (EAD). O conteúdo estará disponível a partir de 29 de maio. Os inscritos têm até três meses para realizar as leituras e concluir as atividades. Desde que concluídas todas as etapas, seguindo critérios de aproveitamento, a capacitação vai assegurar certificação de 34 horas-aula, emitida pela ESMAM. 

As unidades são disponibilizadas aos participantes mediante a conclusão das atividades avaliativas da unidade anterior. Dessa forma, o aluno poderá estudar no seu ritmo e no seu tempo. Os conteúdos serão desenvolvidos através de videoaulas (com vídeos curtos de no máximo 10 minutos cada bloco) e conteúdo escrito (PDF).

São 50 vagas para servidoras e servidores, outras 50 para juízas e juízes e mais 200 para os demais públicos.

Ao longo do curso, eventuais dúvidas poderão ser tiradas com a equipe do Núcleo Estadual de Justiça Restaurativa do TJMA, responsável pela evolução e acompanhamento dos cursistas.

Inscrições para o público externo AQUI