Search

Escola do Legislativo realiza capacitação voltada para servidores em parceria com IBGE

704983deb93b8a0e6c526bb5bc65cfd0.jpeg

Analistas e assessores de gabinetes da Assembleia Legislativa do Maranhão participaram, nesta quarta-feira (31), de uma capacitação realizada pela Escola do Legislativo em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A inciativa é do deputado Arnaldo Melo (PP).

O objetivo é capacitar servidores a manusear o sistema do Instituto para que, de forma autônoma, eles extraiam dados estatísticos que os ajudarão nas ações da Frente Parlamentar de Combate à Pobreza, lançada recentemente pela Alema e que aglutinará forças dos governos federal, estadual e municipal. Esse trabalho poderá ser melhor executado a partir de um diagnóstico situacional dos municípios maranhenses e de análises de seus territórios sob o âmbito socioeconômico.

Arnamdo Melo disse que a capacitação do IBGE é importante para as ações da Frente Parlamentar de Combate à Pobreza

“Essa capacitação do IBGE é importante para que possamos entender o que está acontecendo no Maranhão a partir de uma melhor compreensão dos dados estatísticos do IBGE, assim como faremos com outras instituições e órgãos como o Tribunal de Contas do Estado, Secretaria de Estado da Educação e Secretaria de Estado da Saúde, entre outros”, frisou Arnaldo Melo.

A capacitação foi ministrada pelo superintendente do IBGE no Maranhão, Marcelo Melo. “Nós estamos compartilhando com eles o nosso banco de dados com todas as informações que os ajudarão a compreender melhor a realidade desses municípios maranhenses”, ressaltou.

Durante a capacitação, os servidores aprenderam a manusear o sistema eletrônico de estatísticas do IBGE e dele extrair dados em diferentes áreas, como saúde, educação, saneamento básico, entre outras. Um dos participantes é o servidor Reginaldo Campos, lotado no gabinete do deputado Arnaldo Melo.

“Nós estamos nos inteirando sobre o sistema do IBGE com o objetivo de compreender melhor os dados e, consequentemente, a realidade socioeconômica do nosso estado. Queremos entender as causas desses índices de pobreza, algo que nos afeta bastante. Nosso objetivo é trabalhar para que o Maranhão mude essa realidade”, disse.