Após a polêmica da instalação da estátua da Liberdade em São Luís na frente da loja da Havan em 2021, agora será a vez da cidade maranhense de Nova Iorque ganhar um importante incentivo para o turismo: o governador Carlos Brandão assinou ordem de serviço autorizando a reforma da praça central da cidade e também a construção de uma réplica da estátua da Liberdade, medindo 8,4 metros da base ao topo. A ordem de serviço foi assinada na tarde desta segunda-feira (24) no Palácio dos Leões, no Centro, e a obra será coordenada pela Secretaria de Estado do Governo (Segov).
A segunda estátua da Liberdade será bem mais modesta que a primeira, pois a loja da Havan, o tamanho completo da base ao topo é 35 metros e que também ainda fica bem modesta perto da tradicional na Ilha de Manhatan em Nova York, que possui 92,6 metros de altura da base até ao topo.
O trabalho em Nova Iorque será realizado em duas etapas com a primeira parte correspondendo à requalificação da praça central, um trabalho completo de revitalização com urbanização da praça, iluminação, paisagismo, entre outros serviços importantes. A segunda parte dos trabalhos corresponde ao monumento de 8,4 metros que é uma réplica da estátua da Liberdade, e faz referência à história da cidade.
“Nova Iorque é uma cidade que tem uma grande aptidão turística e já existe uma pequena infraestrutura. Hoje estamos assinando uma ordem de serviço para requalificar a praça da cidade no sentido de potencializar o turismo. Nós temos feito isso em várias cidades com essa aptidão para o turismo. Na segunda etapa da obra será entregue um monumento que é a réplica da estátua da Liberdade”, explicou o governador Carlos Brandão.
A ordem de serviço para o início das obras também foi assinada pelo secretário de Estado do Governo, Márcio Machado, e pelo prefeito de Nova Iorque, Daniel Franco de Castro, que esteve acompanhado da vice-prefeita Eva Maria Vieira e de uma comitiva da Câmara de Vereadores de Nova Iorque. Além da obra a partir da parceria com o governo estadual, a cidade também será contemplada com parceria do Governo Federal para urbanização da beira-rio.