Está nas mãos do governador Carlos Brandão (PSB), garantir que o Centro Histórico ganhe um grande investimento privado. O grupo Vila Galé aguarda a liberação do Governo do imóvel da Casa do Maranhão para transformar o local em um moderno e aconchegante hotel.
O grupo Vila Galé vem negociando a quase dois anos, a instalação de uma rede hoteleira na capital maranhense. No total seriam três unidades, a primeira já em estágio avançado de liberação e agora a segunda entrou na fase burocrática.
As unidades do Vila Galé vão funcionar na antiga sede da Defensoria Pública do Maranhão na Rua do Comércio no Centro Histórico e na Casa do Maranhão em frente a rampa Campos Melo no antigo Cais da Sagração. A terceira unidade ainda não teve seu endereço revelado.
A Casa do Maranhão que foi inaugurada em 2002, abriga um museu sobre lendas, azulejos, embarcações, danças, gastronomia e festas religiosas, assim como uma unidade da Cresol.
O prédio que abriga a Casa do Maranhão e futuramente o hotel Vila Galé foi construído em 1873 para abrigar a Alfândega de São Luís.
A ideia é instalar 40 apartamentos no prédio que hoje abriga a Casa do Maranhão e é considerado obsoleto. O investimento traria desenvolvimento econômico para uma região do Centro Histórico que “pede” socorro.
Na outra unidade do Vila Galé em São Luís a ideia é instalar 70 apartamentos no prédio da antiga DPE. Os dois investimentos superariam mais de R$100 milhões.
Vale destacar que em São Luís, só outras três grandes redes hoteleiras estão presentes: o Luzeiros também de um grupo português, o Blue Tree de origem brasileira e o Ibis da francesa Accor.
Na semana passada, o grupo Vila Galé assinou o termo de compromisso de investimento de R$200 milhões em um segundo resort em Maceió, Alagoas.
No Brasil já estão em andamento outras duas obras, um resort em Cumbuco no Ceará e o Vila Galé Collection Ouro Preto, em Cachoeira do Campo, Minas Gerais, que deverá ser inaugurado em maio de 2025. O empreendimento será um grande resort de campo, recuperando o espaço histórico onde funcionou o primeiro regimento de cavalaria de Portugal no Brasil (em 1775) e, posteriormente, o Colégio Salesiano Dom Bosco.
Os próximos empreendimentos do grupo devem ser anunciados para São Luís, Belém e Inhotim (Brumadinho).
O Vila Galé possui dez unidades no Brasil em sete estados: 2 no Ceará, 2 no Rio de Janeiro, 2 na Bahia, 1 em São Paulo, 1 no Rio Grande do Norte, 1 em Pernambuco e 1 em Alagoas.
Originário de Portugal, o grupo possui mais de 20 hotéis em terras portuguesas, assim como unidades na Espanha e em Cuba.