O posto de atendimento da Justiça Eleitoral em Poção de Pedras virou uma verdadeira bagunça, após a chegada de uma van cheia de pessoas vindas de Pedreiras, que estranhamente queriam transferir seus títulos de eleitores para a cidade.
Em vídeo feito pelos populares é possível observar o vereador Francisco Ginuino, conhecido popularmente como “Diá do Barro Vermelho” com inúmeros documentos de identificação de eleitores que tentavam transferir falsamente seus votos alegando domicílio eleitoral em Poção de Pedras.
Em outro vídeo gravado, um senhor morador da cidade de Pedreiras, afirma que foi cooptado com a promessa de ganhar a quantia de R$ 200,00 (duzentos reais) para vir assinar um papel na cidade, e que veio uma van cheia de gente.
Em outro vídeo, as pessoas envergonhadas pediam para não serem gravadas, pois sabiam que de fato, não são moradores da cidade e estaria usando contratos de aluguéis fictícios para justificar o domicílio eleitoral.
O fato, é tido como crime no Art. 289 do Código Eleitoral com reclusão de até cinco anos e e pagamento de cinco a quinze dias muita, nos termos da Lei Federal n° 4.737/1965.
Tal fato deve ser apurado rigorosamente pelas autoridades, eis que tem se tornado recorrente na cidade, depois que o TRE-MA abriu um posto eleitoral e os funcionários que lá trabalham são contratados pela Prefeitura, estando eles incorrendo nos crimes previstos nos Arts. 319 e 321 do Código Penal Brasileiro (prevaricação e advocacia administrativa).
Há denúncias de que estes funcionários estariam agindo para favorecer o Prefeito que é candidato à reeleição, e estariam impedindo eleitores da oposição de transferir seus títulos, colocando-os com status de diligências.
Confira os vídeos: