Search

Novos cursos e interiorização são abordados pelo reitor da Uema no programa ‘Café com Notícias’

a415c4a3ec6070fde4772cbeb5dc9640.jpg

 Professor Walter Canales Sant’Ana informou que serão oferecidos Medicina e Meteorologia, em São Luís; Psicologia em Coroatá; e Fisioterapia em Itapecuru-Mirim.

Novidades como a oferta de quatro novos cursos, a partir do segundo semestre de 2024, foram temas tratados na conversa com o reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), professor Walter Canales Sant’Ana, que o programa ‘Café com Notícias’ exibiu nesta terça-feira (20). Serão oferecidos Medicina e Meteorologia, no campus São Luís; Psicologia na unidade de Coroatá; e Fisioterapia em Itapecuru-Mirim.

“Nós temos essa preocupação da interiorização da Uema, de fortalecer os campi do interior. Então, estamos levando dois cursos importantes para essas cidades”, afirmou ele durante a conversa com a jornalista e apresentadora Elda Borges.

As mudanças climáticas e fenômenos do tipo, segundo o reitor, reforçam a necessidade da oferta do curso de Meteorologia, que terá como suporte laboratorial o Núcleo de Geoprocessamento já existente na instituição. “Nós precisamos formar uma massa crítica no Maranhão de pessoas que estejam capacitadas não só a entender esse fenômeno, mas que possam colocar isso a serviço do desenvolvimento do nosso estado”, afirmou, lembrando a vocação do Maranhão na área da agricultura.

Ele destacou que o campus de Coroatá já oferece a formação em Enfermagem e, agora, terá Psicologia. “Creio que não preciso explicar muito a necessidade atual dos psicólogos, principalmente depois dessa fase pandêmica, onde se acentuaram as questões relacionadas à saúde mental”, enfatizou.

O município de Itapecuru vai ganhar o primeiro curso de Fisioterapia em universidade pública do Maranhão. A capacidade e estrutura dos campi e a demanda percebida na região pela instituição levou à escolha das duas unidades para sediar o curso. Segundo Walter Canales Sant’Ana, a Uema dispõe de um campus em São Luís e 19 no interior.

“Mesmo frente a todas as dificuldades existentes, o governo estadual sempre olhou a universidade com olhos diferenciados”, ressaltou ele, sobre os investimentos feitos na instituição nos últimos anos.

De acordo com o reitor, as inscrições para o vestibular da Uema, já incluindo os novos cursos, começarão no dia 10 de julho e prosseguirão até o dia 11 de agosto. A aplicação das provas do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES) ocorrerá em 26 de novembro.