Tenente coronel Silva Junior reforçou que, devido ao período de férias, o Corpo de Bombeiros está realizando a Operação Férias 2023.
O programa ‘Café com Notícias’, da TV Assembleia, entrevistou, nesta terça-feira (18), o tenente coronel Silva Junior, comandante do Batalhão de Bombeiros Marítimos (BBMAR). Ele falou a respeito de riscos de afogamento, do aplicativo ‘Praia Segura Slz’, deu dicas de prevenção e detalhou a Operação Férias 2023.
O app ‘Praia Segura Slz’, disponível para dispositivos Android e IOS, segundo o comandante Silva Junior, é uma das ferramentas que vêm sendo utilizadas no combate aos afogamentos. Traz informações sobre todas as praias de São Luís, com os pontos de risco, balneabilidade, tábua de marés, locais mais adequados para banho, características da área e um botão do socorro para informar ocorrências ao corpo de bombeiros.
“É importante ressaltar que, além do aplicativo, os nossos guarda-vidas estão prontos para orientar os banhistas. Mas, para quem tem a possibilidade de ter o aplicativo no celular é de suma importância, porque nele tem todas as informações necessárias para os frequentadores das praias escolherem o melhor local para o seu lazer”, afirmou.
Com o grande fluxo de pessoas nas praias e pontos turísticos do estado, devido ao período de férias, o Corpo de Bombeiros realiza a Operação Férias 2023, que ocorre, simultaneamente, em toda a Grande Ilha e nas regiões dos Lençóis Maranhenses, Delta das Américas e Chapada das Mesas.
Na Ilha, a ação tem como foco a faixa litorânea que vai desde a Praia da Guia, em São Luís, até as praias dos municípios de Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar.
Riscos
O comandante enfatizou que em todas as praias há sinalizações, com bandeiras vermelhas, indicando locais de riscos e que essas sinalizações devem ser respeitadas. Em caso de afogamentos o Corpo de Bombeiros pode ser acionado por meio do aplicativo ‘Praia Segura Slz’ ou pelo número 193.
De acordo com Silva Junior, as principais causas de afogamento estão relacionadas ao desrespeito às sinalizações, além do descuido e falta de atenção, principalmente daqueles que estão acompanhados de crianças.
“Os banhistas, sejam turistas ou não, devem procurar as pessoas qualificadas para terem orientações. Fazendo isso é possível minimizar bastante o número de ocorrências. Nossas equipes já fazem esse trabalho inicial, abordando grupos de excursão e outros frequentadores”, disse.
Apresentado pela jornalista Elda Borges, o programa ‘Café com Notícias’ vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).