Search

‘Café com Notícias’ – Secretário Paulo Casé aborda ações de reforço à segurança alimentar

Imagem-do-WhatsApp-de-2024-10-18-as-12.26.46_e7784223.jpg

 Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas

Assista à entrevista na íntegra

O secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Paulo Casé, foi o entrevistado do programa ‘Café com Notícias’ desta terça-feira (22), na TV Assembleia. O gestor falou sobre o trabalho desenvolvido pela pasta, em especial as ações do governo visando reforçar a segurança alimentar e nutricional.

“É uma pauta importante, nosso governador Carlos Brandão (PSB) tem sido muito sensível a isso, a gente tem a maior rede de segurança alimentar da América Latina, composta por nossos Restaurantes Populares, o nosso Banco de Alimentos”, ressaltou, enumerando que o Maranhão tem hoje 180 Restaurantes Populares, 78 destes instalados durante o governo Brandão, com meta de chegar aos 217 municípios.

Paulo Casé destacou a importância dessa rede para os maranhenses ao informar que as unidades fornecem 183 mil refeições/dia, com investimento em torno de R$ 28 milhões/mês. “É um equipamento social muito importante”, resumiu.

E para que essa fase de vulnerabilidade da população que vai aos restaurantes seja superada, o governo também investe na capacitação das pessoas, visando garantir renda, ganho financeiro, para a compra de alimentos e refeições em casa. Com esse objetivo, nasceu o curso Padaria Artesanal, que já alcançou 30 municípios que integram a rede.

“A gente está conseguindo botar uma semente importante para que aquelas famílias que visitam hoje o Restaurante Popular garantam o seu sustento, consigam gerar renda e consigam atender as necessidades básicas”, observou.

O titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social também falou sobre o curso Formando e Cozinhando, no qual as pessoas em vulnerabilidade se tornam chefes de cozinha. Detalhou, ainda, que a pasta firmou convênio com a Universidade Federal do Maranhão visando a realização de estudos sobre os impactos da rede de restaurantes na vida das famílias e, também, na do produtor rural.

Paulo Casé falou, ainda, sobre o trabalho do Banco de Alimentos, iniciativa que funciona na Ceasa, tem 106 entidades cadastradas, atingindo público de 27 mil pessoas, sendo 21 mil crianças. “A gente tem conseguido reaproveitar aquele alimento que antes era descartado; a gente conseguiu convencer a iniciativa privada a doar”, disse, afirmando que são contabilizadas doações de 600 toneladas/ano.

Apresentado pela jornalista Elda Borges, o programa ‘Café com Notícias’ é exibido de segunda a sexta-feira, às 8h30, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).