Segundo Isabel Lopizic, coordenadora do Ciapvi da Defensoria Pública, foram mais de 3 mil atendimentos registrados, a partir de denúncias, pela DPE até abril deste ano.
Ações contra a prática de etarismo, idadismo e ageismo, que são o preconceito por idade, foram temas abordadas pela assistente social Isabel Lopizic, coordenadora do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciapvi), da Defensoria Pública do Estado, no programa ‘Café com Notícias’ desta quinta-feira (1°), na TV Assembleia.
“O mais jovem também sofre, mas o idadismo se torna mais acentuado com a pessoa idosa, então não é só o preconceito contra o idoso. É preciso trabalhar essa intergeracionalidade”, ressaltou ela, ao dizer que a sociedade deve reconhecer o potencial e experiência que tem uma pessoa acima dos 60, algo que já está sendo observado e aproveitado pelo mercado de trabalho.
Isabel Lopizic citou, inclusive, o exemplo dela, que segue ativa após ultrapassar a faixa dos 70 anos. A mudança de visão, segundo ela, não é um processo fácil porque o idadismo é cultural.
Muitas das vezes a pessoa pratica sem perceber, como ao falar frases do tipo: ‘você tem essa idade, nem parece’ ou ‘voce devia ser bonito quando era novo’. “O etarismo, na prática, traz muito sofrimento”, enfatizou Isabel Lopzic, destacando que o preconceito gera isolamento, violência e pode acarretar muitos outros problemas.
Violência
A coordenadora do Centro de Atenção e Apoio à Pessoa Idosa da DPE, também abordou a questão da violência contra o idoso. Segundo ela, a partir de denúncias, foram mais de 3 mil atendimentos registrados pela DPE até abril deste ano, sendo que destes 180 foram casos comprovados de violência. As ocorrências podem ser denunciadas por meio de canais como o Disque 100, Delegacia do Idoso, Promotoria e na DPE.
A coordenadora do Ciapvi, relatou que a DPE apura a situação, chama a família e, em caso positivo, orienta sobre como agir corretamente. “A gente não se preparou para envelhecer e a família também não se preparou para esse envelhecimento. E, às vezes, a própria família não reconhece que a pessoa idosa vive situação de violência”, observou ela, dizendo que em alguns casos, após esse contato com a DPE, há mudança de comportamento com o familiar.
Em conversa com a jornalista e apresentadora Elda Borges, Isabel Lopizic também tratou sobre campanha da DPE/MA, visando à conscientizar e orientação acerca da violência contra a pessoa idosa. A ação, cuja abertura ocorreu nesta quinta-feira (1º), mobiliza a rede de proteção ao idoso e foca em iniciativas de combate ao preconceito por idade.
O ‘Café com Notícias’ vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).
Isabel Lopizic e a jornalista Elda Borges durante intervalo do programa ‘Café com Notícias’ |