Search

‘Café com Notícias’ aborda ação de conscientização sobre Alzheimer e aneurisma cerebral

Imagem-do-WhatsApp-de-2024-09-24-as-11.29.35_e940ab2f.jpg

 Agência Assembleia/ Foto: Wesley Ramos

Assista à entrevista na íntegra

O programa ‘Café com Notícias’ desta quarta-feira (25) abordou a importância da conscientização da população sobre o aneurisma cerebral e o Alzheimer e outras demências. E para falar do assunto, a apresentadora Elda Borges conversou com o médico neurologista Luciano Lobão.

O médico observou que o aneurisma cerebral é uma dilatação que se forma na parede enfraquecida de uma artéria do cérebro. A pressão normal do sangue dentro da artéria força essa região menos resistente e dá origem a uma espécie de “bolha”, que pode ir crescendo lenta e progressivamente. É uma doença silenciosa, que muitas vezes não apresenta sintoma, mas pode se tornar fatal em caso de rompimento e hemorragia. 

Segundo Luciano Lobão, por ser uma condição silenciosa o diagnóstico precoce é mais difícil, o que aumenta o risco de complicações graves.  Fatores de risco como o uso de drogas, abuso de álcool, tabagismo, hipertensão e predisposição genética, aumentam as chances de formação de um aneurisma cerebral.

“Quando um aneurisma se rompe, as consequências podem ser fatais, e as chances de sobrevivência sem sequelas diminuem consideravelmente”, ressaltou.

O médico alertou para alguns sintomas que a pessoa pode apresentar em caso de um aneurisma rompido, a exemplo da dor de cabeça intensa, sonolência e desorientação, visão dupla, náuseas, vômito e convulsões.

Alzheimer

Sobre o Alzheimer, o médico afirmou se tratar de uma doença neurodegenerativa, progressiva e ainda sem cura. Segundo ele, a doença afeta, majoritariamente, pessoas acima de 65 anos de idade, impactando a memória, a linguagem e a percepção do mundo. Provoca alterações no comportamento, na personalidade e no humor do paciente.

Luciano Lobão explicou que o foco da campanha ‘Setembro Lilás’ é desconstruir o estigma associado à doença e outras demências. Também ressaltou que, apesar de o Alzheimer não ter cura, existem opções de tratamento que irão ajudar o paciente a manter uma qualidade de vida, como o uso de medicamentos farmacológicos, reabilitação cognitiva, terapia ocupacional, controle de pressão alta, diabetes e colesterol, além de atividade física regular.

Sobre a prevenção da doença, Luciano Lobão recomendou ações simples: “A prática de atividades físicas regularmente, trabalhar a capacidade de concentração, estudar, controlar fatores de riscos, como diabetes e hipertensão, entre outras”.

Para ambas as doenças, o médico também recomendou que sejam feitas consultas com o médico especialista regularmente.

O programa ‘Café com Notícias’ vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).