Search

‘Pautas Femininas’ debate garantia do direito à alimentação e benefícios para a saúde humana

WhatsApp-Image-2024-10-21-at-14.38.18.jpeg

 Agência Assembleia

O programa ‘Pautas Femininas’, que foi ao ar nesta segunda-feira (21), pela Rádio Assembleia (96,9 FM), conversou com a botânica e pesquisadora em biodiversidade alimentícia Mahedy Passos. Na ocasião, a entrevistada falou sobre a garantia do direito à alimentação e benefícios para a saúde humana.

Comandado pelas apresentadoras Josélia Fonseca e Régina Santana, o ‘Pautas Femininas’ destacou, entre os assuntos abordados, as chamadas Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs).

“Temos um país e um estado biodiverso, com muitas espécies de plantas comestíveis não convencionais, que são desconhecidas, ou negligenciadas ou subutilizadas. É importante que as pessoas conheçam este potencial para que a gente não ouça mais falar que o Maranhão tenha problemas relacionados à fome ou à insegurança alimentar”, destacou a pesquisadora.

Mahedy Passos ressaltou a importância de uma alimentação biodiversa, que proporcione todos os benefícios que as plantas podem oferecer, tendo sempre atenção para o fato de que umas podem ser consumidas in natura e outras não.

A pesquisadora é autora do livro ‘PANC é Pop: Plantas Alimentícias Não Convencionais’, no qual traz um estudo sobre PANC e seus usos, com lista de espécies, aspectos gerais e receitas ilustradas.

Para tornar as PANCs mais conhecidas, a pesquisadora aponta como um dos caminhos a base educacional, nas salas de aula, bem como a conscientização dos agricultores. “Se começarmos na sala de aula e também em casa, vamos repensar nossos hábitos alimentares até mesmo por conta das mudanças climáticas. Também é necessário que os agricultores detenham este conhecimento, que, na maioria das vezes, estamos resgatando, porque já existem”.