Search

Concurso da Policia Civil do Maranhão: remanescentes serão convocados e novo edital será lançado

apresentacao1-1

No Maranhão, a área de segurança pública passará por mudanças importantes nos próximos meses. O novo secretário de Segurança Pública, delegado Maurício Ribeiro, anunciou que irá convocar os remanescentes do último concurso da Polícia Civil e também realizar um novo concurso para o preenchimento de vagas na corporação. Durante entrevista ao Bom dia Mirante, da TV Mirante, afiliada da Rede Globo no estado, Ribeiro explicou que essa medida foi determinada pelo governador Carlos Brandão, com o objetivo de intensificar o efetivo da polícia no combate à criminalidade.
O concurso da Polícia Civil foi realizado em 2017 e ofereceu 414 vagas para cargos de nível superior, como Delegado, Escrivão, Agente, Médico Legista, Perito Criminal e Perito Odontologista. Agora, serão chamados os remanescentes dessas vagas, que não foram ocupados na época do concurso, e também será realizado um novo processo seletivo para novas esperas. O secretário não informou quantas vagas serão oferecidas no novo concurso, mas afirmou que serão convocados cargos de escrivães, agentes e delegados.
Além disso, durante posse do novo secretário de Segurança, o governador Carlos Brandão anunciou que também haverá um novo concurso para o Corpo de Bombeiros do Maranhão. Uma comissão será formada após o feriado da Semana Santa para definir os detalhes do edital, como escolha da banca organizadora, quantidade de vagas e dados das provas. Essa medida tem como objetivo aumentar o efetivo do Corpo de Bombeiros no estado e, assim, melhorar o atendimento à população em situações de emergência.
Essas medidas são importantes para a área de segurança pública do Maranhão, que enfrenta desafios constantes no combate à criminalidade. Com a convocação dos remanescentes e a realização de novos concursos, a expectativa é que o efetivo da polícia e do Corpo de Bombeiros seja reforçado, o que pode contribuir para a redução dos índices de violência no estado. Além disso, a contratação de novos policiais e bombeiros pode gerar empregos e movimentar a economia local.